Proteção radiológica: segurança para pacientes e profissionais

proteção radiológica

Por mais que a radiação tenha auxiliado imensamente a medicina nos últimos anos, é preciso tomar cuidado com a exposição das pessoas a ela. Por isso, aqui na Ecomax trabalhamos com seriedade dentro dos princípios da proteção radiológica a fim de minimizar a exposição de pacientes e profissionais à radiação.

Os efeitos decorrentes da utilização da radiação variam de acordo com o tempo de exposição, a dose de radiação e até mesmo a parte do corpo que teve contato com ela. Se o tempo for prolongado e a dose alta, isso pode afetar as células e causar danos na sua estrutura, além de mutações ou morte celular. Se a exposição for feita de forma coerente e ajustada à necessidade do exame e biotipo do paciente, o organismo passa pelo procedimento de forma segura, sem que haja alterações biológicas significativas.

Princípio Alara e proteção radiológica

O princípio Alara (As Low As Reasonably Achievable) é um acrônimo para a expressão “tão baixo quanto razoavelmente exequível”. Ou seja, leva em conta que, em relação ao uso de radiação, deve-se utilizar a menor dose possível para alcançar determinado resultado. Isso se aplica quando pacientes que realizam exames como radiografia e tomografia computadorizada são expostos a baixas doses de radiação e pelo menor tempo possível, sem que isso prejudique a aquisição da imagem e, consequentemente, o diagnóstico médico.

Na prática, a proteção radiológica é efetivamente realizada com base nestes quatro parâmetros:

Redução do tempo de exposição: quanto menos tempo exposta, menor a dose que incide sobre o corpo.

Redução da dose de radiação: crianças e pacientes mais magros não precisam da mesma dose de radiação para “atravessar” suas estruturas corporais do que um paciente maior.

Distanciamento: quando aplicável, principalmente nos casos dos profissionais executantes, quanto mais distante da fonte de radiação, menos exposto estará.

Blindagem: são materiais específicos confeccionados com o elemento chumbo, capazes de bloquear os raios-x. São utilizados para proteger determinadas áreas do corpo do paciente ou do profissional realizador do exame durante a exposição dos mesmos à radiação. Exemplos deles são biombos, coletes, protetores de gônadas e de tireoide.

Além de garantir a exposição segura de pacientes e profissionais à radiação, a Ecomax também adota outras medidas para garantir a integridade das pessoas envolvidas nos exames, como avisos e orientações nas salas de exames, manutenção constante nos equipamentos e profissionais qualificados que atuam com responsabilidade e cuidado.