Tire suas dúvidas sobre o exame de ultrassom

ultrassom

O ultrassom é um método indolor e não-invasivo para diagnósticos médicos. As imagens se formam em tempo real, por meio de ondas sonoras emitidas pelo aparelho em uma frequência não perceptível ao ouvido humano. Ao passarem pelos órgãos e estruturas examinadas, as ondas sonoras produzem “ecos” que são novamente captados pelo aparelho e traduzidos em imagem. Por isso, também é chamado de ecografia.

O ultrassom é um exame seguro para a saúde?

Por não utilizar radiação, o ultrassom é um exame seguro para todas as pessoas, inclusive gestantes, pois não causa nenhum efeito biológico no corpo humano. Trata-se de um procedimento indolor, não-invasivo e sem necessidade do uso de contrastes.

Quando o exame de ultrassom é solicitado?

Em boa parte dos casos, é utilizado na investigação doenças de órgãos e estruturas do abdome, como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins e bexiga.

Entre as razões mais comuns para o uso de US abdominal podemos citar:

– Investigar causa de dor, como as provocadas por cálculos na vesícula biliar e rins, apendicite e hérnias.

– Verificar anormalidades nos órgãos abdominais, como tumores, aumento ou diminuição no volume de órgãos e alterações de composição tecidual.

– Estudar a natureza de massas que possam ter sido vistas ou percebidas por toque durante um exame físico.

Também é muito usado para acompanhamento pré-natal em gestantes, avaliação de estruturas superficiais como tireoide, testículos e mamas, além de ampla utilização na detecção de patologias em músculos e tendões e no estudo de vasos sanguíneos nos membros (doppler).

O ultrassom é utilizado apenas para diagnósticos de imagem?

Não. Ele também pode ser utilizado para orientar intervenções como biópsias e punções.

Quais as limitações do ultrassom?

A onda sonora tem dificuldade de penetrar alguns tecidos e através de locais com muito ar/gases. Por este motivo o ultrassom não consegue examinar bem os pulmões ou o intestino quando está cheio de gases. Camadas mais espessas de gordura também podem prejudicar a qualidade das imagens obtidas, pois o feixe ultrassonográfico perde energia progressivamente à medida em que ele penetra camadas de tecidos.

O que é o ultrassom doppler?

Doppler é um recurso específico do aparelho de ultrassom para avaliar fluxo sanguíneo, com registro em cores ou em gráficos. Por isso, o ultrassom Doppler contém elementos e informações adicionais a um ultrassom convencional. Tem seu uso bastante difundido em avaliações obstétricas, na avaliação de tumores em diversos locais, em órgãos pré e pós transplantes e no estudo da vascularização de membros (ex.: avaliação de varizes nas pernas).

O ultrassom transvaginal pode ser realizado durante o período menstrual?

Sim, a menstruação não afeta o diagnóstico ou a efetividade do exame. Caso a paciente se sinta desconfortável, pode pedir para reagendar o exame para quando não estiver no período menstrual.

Quais exames de ultrassom são solicitados durante a gestação?

O pré-natal requer uma série de exames da mãe e do bebê (de imagem ou não), que serão solicitados pelo médico em momentos específicos e de acordo com necessidades daquela gestação. As principais ultrassonografias pré-natais são: transvaginal, avaliação para a transluscência nucal (morfológico de primeiro trimestre), morfológica do segundo trimestre e ultrassom com doppler. Neste post você confere em detalhes quando elas são solicitadas e o que cada uma delas mostra nas diferentes etapas de desenvolvimento do bebê.

Qual a diferença para as ultrassonografias 3D e 4D?

Estes exames permitem ver imagens em três dimensões, mostrando, inclusive, o rostinho do bebê antes mesmo de ele nascer. A diferença de 3D para 4D é a dimensão do tempo, portanto, a ultrassonografia 4D mostra as imagens do 3D em movimento.

Em quais unidades a Ecomax realiza exames de ultrassom?

Ele está disponível nas seguintes unidades de Blumenau: Bom Retiro, Centro Clínico Santa Catarina, Albert Sabin, Uroclínica e Ecomax Mulher. O exame também está disponível na unidade Largo São Sebastião, em Florianópolis. Para agendar um exame de ultrassom é necessário possuir requisição médica.