Varizes: uma das principais causas de alterações estéticas nas pernas

varizes

As varizes são veias dilatadas de forma permanente e irreversível, nas quais o sangue tem dificuldade de retornar dos membros inferiores para o coração. Ou seja, elas são a representação de que algo na sua circulação não está bem. Presente principalmente na população feminina, o diagnóstico deve ser feito por meio de um exame clínico minucioso e pode ser confirmado através de exame de ultrassom com estudo Doppler.

Tanto as microvarizes superficiais quanto as varizes maiores e profundas podem causar sintomas que vão desde o comprometimento da estética das pernas, com a visualização das veias dilatadas e arroxeadas, até incômodos maiores como dores, sensação de peso e inchaço.

Complicações circulatórias mais graves também podem ocorrer e são mais comuns em quem tem varizes, como a inflamação, também conhecida por flebite, e as tromboses, que ocorrem quando o vaso sanguíneo é fechado por um coágulo. Estas por sua vez, podem determinar quadros graves quando ocorrem nas veias do sistema profundo, podendo se deslocar através da circulação sistêmica e causar danos à circulação pulmonar. Esta é a complicação mais grave relacionadas a varizes trombosadas e é conhecida como tromboembolismo pulmonar.

Causas relacionadas ao aparecimento das varizes

A principal causa é o comprometimento das válvulas que auxiliam o retorno do sangue das pernas para cima, agindo contra a gravidade. O que ocorre então é o refluxo (retorno) do sangue, que por sua vez fica acumulado dilatando as veias. Este “mau funcionamento” das válvulas pode ser congênito ou adquirido ao longo dos anos ou por um traumatismo, por exemplo.

São conhecidos hoje diversos fatores que contribuem para o surgimento das varizes, dentre eles: envelhecimento, histórico familiar, alterações hormonais e obesidade. Além disso, o uso constante de salto alto, sedentarismo, prática de exercícios com excesso de peso e a permanência por longos períodos em ortostatismo (em pé) ou na mesma posição (muitas horas sentado) também podem contribuir.

Diagnóstico e exames

O diagnóstico é realizado com base em um exame clínico minucioso, que costuma incluir um questionário sobre sintomas, hábitos e doenças pregressas e a realização de testes durante exame físico.

A ultrassonografia com Doppler é solicitada na maioria das vezes de forma complementar e auxilia no reconhecimento da extensão da insuficiência venosa e suas possíveis causas, contribuindo para um tratamento mais efetivo.

Saiba mais sobre os exames realizados pela Ecomax.

Tratamento de varizes

O tratamento de varizes vai depender muito do grau de acometimento e do local em que elas se encontram. Pode ser apenas clínico, o que inclui medicamentos para minimizar os sintomas, mudanças de hábitos de vida e o uso de meias elásticas para contribuir com a melhora da circulação.

Para as microvarizes superficiais o tratamento recomendado geralmente é a escleroterapia, que consiste na aplicação de substâncias esclerosantes nos vasos comprometidos. Uma vez injetados, esses fármacos são responsáveis por produzirem uma inflamação na parede das veias para que elas se fechem e desapareçam.  Esse procedimento também pode ser feito por laser.

Já nas varizes mais calibrosas, na maioria das vezes é necessário realizar uma cirurgia para a remoção das veias dilatadas. São feitas diminutas incisões pelas quais o cirurgião retira apenas os vasos doentes.

Como prevenir as varizes

A melhor forma de prevenir as varizes é com a realização de atividades físicas regularmente, para que seja possível manter uma boa circulação sanguínea e o peso controlado. Também é crucial ficar atento aos sintomas, que devem ser relatados ao médico. Muitas vezes os tratamentos em fases iniciais serão mais simples e efetivos.