Você sabe o que é embolia pulmonar?

embolia pulmonar

Também conhecida como tromboembolismo pulmonar (TEP), a embolia pulmonar ocorre quando há a migração de um coágulo (êmbolo) para o pulmão. Trata-se de uma condição potencialmente grave, que pode causar desde danos pulmonares leves até a morte.

Geralmente a embolia pulmonar ocorre após uma trombose venosa profunda (TVP), quando há a formação de um coágulo em alguma veia do corpo, principalmente nos membros inferiores. Este coágulo se desprende e segue pela circulação venosa até os pulmões, onde obstrui a passagem de sangue.

A gravidade da situação vai depender do tamanho do êmbolo e qual vaso sanguíneo ele obstruiu. Por isso, qualquer suspeita de coágulo nos membros inferiores deve ser avaliada e tratada, a fim de evitar a migração para o pulmão.

Fatores de risco para a embolia pulmonar

A trombose venosa profunda é a principal causa do tromboembolismo pulmonar. Listamos abaixo as situações e fatores que favorecem o surgimento desta condição:

– Imobilização por tempo prolongado, como em viagens aéreas ou cuidados pós-operatórios;

– Tabagismo;

– Uso de anticoncepcionais orais;

– Obesidade;

– Presença de varizes;

– Portar doenças malignas e distúrbios de coagulação do sangue.

Fatores menos comuns, mas que também podem causar a embolia pulmonar são: êmbolos de gordura após grandes fraturas como de fêmur e bacia, de líquido amniótico em gestantes ou de bolhas de ar, mais comum em mergulhadores.

Exames de imagem e diagnóstico

A embolia pulmonar pode se manifestar por falta de ar, dor no tórax, tosse seca ou com sangue, além de sensação de ansiedade e palpitações. Como estes sintomas não são exclusivos da embolia pulmonar, o médico precisa levar em consideração o histórico do paciente e os fatores de risco para solicitar os exames que nortearão a investigação da doença.

Ela pode iniciar com radiografias do tórax e ultrassom Doppler das veias dos membros inferiores para o diagnóstico de tromboses profundas. Porém, o exame de imagem que mais auxilia no diagnóstico de embolia pulmonar é a angiotomografia. Por meio do equipamento de tomografia computadorizada e a utilização de contraste, ele permite localizar e saber a dimensão do coágulo e suas repercussões no pulmão e coração e, assim, orientar o melhor tratamento.

Os exames radiografias do tórax, ultrassom com Doppler dos membros inferiores e a angiotomografia computadorizada são realizados pela Ecomax. Clique aqui para saber mais.

Como prevenir a trombose venosa e a embolia pulmonar

Até quem aparentemente não tem fatores de risco para a formação de coágulos nos membros inferiores deve se prevenir da doença. As melhores medidas a se adotar são:
– Exercitar as pernas através de caminhadas diárias;

– Pessoas acamadas e imobilizadas devem conversar com o médico sobre o uso de meias elásticas e anticoagulantes;

– Antes de fazer uma longa viagem de avião converse com o seu médico sobre o uso de meias elásticas e anticoagulantes. Também podem ser recomendados alguns exercícios de mobilização das pernas e panturrilhas, facilmente realizados durante a própria viagem;

– Deixar de fumar;

– Manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas para evitar a obesidade;

– Mulheres que utilizam anticoncepcionais orais devem conversar com o ginecologista sobre histórico familiar e pessoal de tromboses e doenças cardíacas.