Tudo o que você precisa saber sobre reumatismo

reumatismo

O Ministério da Saúde estima que 12 milhões de pessoas tenham reumatismo. Mas você sabia que o reumatismo não é uma doença? Trata-se de um termo geral que caracteriza cerca de 130 doenças que afetam, principalmente, as articulações, além de sistema respiratório, gastrointestinal, a pele e outras partes do corpo.

Por abrigar um grupo tão grande de doenças, o reumatismo costuma gerar muitas incertezas em pacientes, que nem sempre conseguem distinguir uma doença reumática da outra. O que é importante esclarecer aqui é que, com o diagnóstico correto e o tratamento adequado, acompanhado por um especialista, o reumatismo tende a se tornar um problema menos grave, sem interferir muito na qualidade de vida da pessoa.

Algumas das principais doenças associadas ao reumatismo são: artrite idiopática juvenil, artrite reumatoide, fibromialgia, lúpus, doenças articulares inflamatórias, gota, lombalgia, artrose e vasculites. Por ser um vasto grupo de doenças, é muito difícil estabelecer um perfil de quem pode ter reumatismo, a não ser quando tratamos das doenças de forma individual. Por exemplo: a artrose é mais comum em idosos, a gota se manifesta mais frequentemente em homens, enquanto o lúpus e a artrite reumatoide são mais comuns em mulheres.

Sintomas do reumatismo e exames de imagem

A maioria dos sinais de doenças reumáticas são facilmente percebidos pelo paciente, que deve procurar um médico para investigar a causa do problema. Alguns destes sintomas são:

– Dores nas articulações, principalmente se permanecerem por período superior a seis semanas.

– Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações.

– Dificuldade para se movimentar ao acordar.

– Restrição na mobilização de articulações.

Os exames solicitados dependerão de qual doença reumática o médico suspeitar, levando em consideração a idade do paciente, o quadro clínico e o exame físico.

Os principais exames de imagem realizados pela Ecomax que são utilizados nestes casos são:

Raio-X: utilizado principalmente em investigações associadas à coluna vertebral, aos membros e articulações. Saiba mais sobre o exame e em quais unidades ele está disponível clicando aqui.

Ultrassom: a ultrassonografia articular é utilizada quando há necessidade de imagens musculoesqueléticas. Também pode ser utilizado para orientar intervenções como biópsias musculares e em procedimentos terapêuticos. Clique aqui para saber mais sobre este exame.

Tomografia Computadorizada: auxilia no diagnóstico de alterações principalmente relacionadas a ossos e coluna. Para saber mais sobre o exame de Tomografia Computadorizada clique aqui.

Ressonância magnética: é o exame mais completo para o estudo de músculos e articulações, produzindo imagens ricas em detalhes e que ajudam a ter um diagnóstico mais assertivo. Para saber mais sobre os exames de ressonância magnética clique aqui.

Se você sente dores no corpo ou apresenta um dos sintomas descritos acima, marque uma consulta com um reumatologista para investigar o problema e começar o tratamento o quanto antes.