Você sabe o que é labirintite?

A labirintite é uma inflamação no labirinto, um órgão localizado dentro da orelha interna, responsável pelas funções de equilíbrio e audição no corpo humano. Quando inflamado, ele pode causar a sensação de tontura, normalmente do tipo vertigem – aquela sensação de que a cabeça ou o mundo “está girando”.

O principal sintoma da labirintite é justamente esta tontura giratória, que pode ser de forte intensidade e até mesmo incapacitante. Em alguns casos, o paciente pode relatar pressão ou uma espécie de zumbido no ouvido. A labirintite pode acometer pessoas de todas as idades.

Qualquer tontura é labirintite?

Não. A labirintite é apenas uma possibilidade de causa para tonturas e é uma das menos frequentes. A tontura, que é a sensação de ilusão de movimento, pode estar relacionada a vários tipos de doença.

Esta sensação pode se manifestar de diferentes formas: vertigem, desequilíbrio, lateropulsão (a dificuldade de pessoas com Doença de Parkinson em se manterem equilibradas após um passo lateral), sensação de vazio na cabeça ou osciloscopia (ilusão de movimento para frente e para trás).

Por poder estar associada a diferentes quadros clínicos, a tontura deve ser investigada para se descobrir a causa e iniciar o tratamento adequado.

Diagnóstico e tratamento de labirintite

A investigação de uma possível labirintite se inicia no consultório médico por meio da descrição dos sintomas, frequência, intensidade e histórico do paciente. Muitas vezes existe a necessidade de uma investigação com exames complementares. A Ecomax disponibiliza dois dos exames de imagem que auxiliam no diagnóstico da labirintite: tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Com a confirmação da labirintite, é importante agora descobrir a sua causa. O tratamento irá depender do motivo que desencadeou a inflamação e pode incluir orientações dietéticas, medicamentos, fisioterapia ou até mesmo cirurgia.