A sinusite é uma doença inflamatório-infecciosa que afeta a mucosa que reveste os seios da face. Ela frequentemente ocorre em consequência a um resfriado, por isso se torna mais comum nos meses mais frios.
Causas e sintomas da sinusite
Esta inflamação pode ser causada por vírus, bactéria ou fungos. Alguns fatores como desvio de septo e alergias podem contribuir para a drenagem inadequada dos seios da face e consequente maior ocorrência da doença. Dentre os sintomas mais comuns, pode-se destacar: obstrução nasal, dor ou pressão facial, secreção nasal amarelada ou esverdeada e diminuição do paladar ou olfato. Outros sintomas podem incluir febre, tosse, mau hálito, dores de dente, pressão no ouvido e cansaço.
Diagnóstico
A investigação da existência da sinusite começa com a consulta com o médico, normalmente o otorrinolaringologista. Nesta conversa é necessário que o paciente forneça informações sobre os sintomas, frequência, características das crises e histórico de saúde. Nem sempre é fácil fazer um diagnóstico somente com estas informações e avaliação física, então, o médico poderá solicitar exames de imagem, como raio-X, tomografia computadorizada ou ainda ressonância magnética.
Classificações
A sinusite pode ser classificada em relação ao tipo e frequência das crises da seguinte forma:
Aguda: quando os sintomas duram até quatro semanas;
Subaguda: quando a duração dos sintomas passa de 12 semanas;
Recorrente: quando ocorrem mais de três episódios agudos por ano;
Crônica agudizada: os sintomas duram mais de 12 semanas e ficam mis intensos.
Complicada: quando há complicação local ou sistêmica em qualquer fase.
A doença também pode ser classificada quanto ao local onde ela se manifesta da seguinte maneira:
Maxilar: quando ela ocorre nas maçãs do rosto;
Etmodial: sinusite entre o globo ocular e o nariz;
Frontal: quando ela se manifesta na testa;
Esfenoidal: quando ela ocorre na lateral ou no vértice da cabeça ou, em alguns casos, na altura do dente canino.
Sinusite em crianças
Por não terem os seios paranasais completamente desenvolvidos e por terem infecções respiratórias mais frequentes é mais difícil diagnosticar a sinusite em crianças. Alguns sintomas que podem indicar sinusite em crianças são: resfriado com duração maior do que 14 dias; secreção nasal espessa e amarelada/esverdeada; secreção na garganta, às vezes acompanhada de inflamação, tosse, mau hálito, náuseas e/ou vômito; dor de cabeça; inchaço ao redor dos olhos. Caso a criança apresente estes sintomas, procure um médico que poderá fazer o diagnóstico preciso.