Vamos falar sobre doenças respiratórias

doenças respiratórias

Para muitas pessoas a queda das temperaturas é sinônimo de tosse, espirros e falta de ar. Estes sintomas podem indicar a presença de doenças respiratórias, como gripe, asma ou pneumonia, por exemplo.

Embora possam ocorrer em qualquer época do ano, o inverno oferece condições propícias para o surgimento destas doenças. Isso porque o frio, o tempo seco e a menor dispersão dos poluentes prejudicam a qualidade do ar, o que irrita as mucosas respiratórias. Além disso, em dias frios as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados e, com a pouca circulação de ar, a proliferação de vírus e bactérias é facilitada.

O impacto das doenças respiratórias na saúde pública

De acordo com dados do DATASUS, doenças respiratórias já representam a principal causa de internação do país, desconsiderando causas ligadas à gestação, parto e puerpério. No total são mais de um milhão de casos por ano. Além disso, se não forem consideradas mortes violentas, a pneumonia já é a quarta maior causa de óbito no Brasil.

Exames de imagem nas doenças respiratórias

Baseado em sintomas clínicos e no exame físico, o médico poderá solicitar exames de imagem em busca de um diagnóstico preciso. Eles são importantes para mostrar manifestações da doença e também para excluir outras causas que possam produzir sintomas semelhantes. Confira os principais deles:

Raio-X: a radiografia da região do tórax consegue mostrar a maioria dos casos de acometimento pulmonar grave pela gripe e pneumonia, bem como fornecer informações importantes sobre sua localização e extensão. Saiba mais sobre este exame.

Tomografia computadorizada: este exame oferece mais detalhes do que a radiografia simples, produzindo diversos cortes em diferentes planos. Uma tomografia de alta resolução é capaz de revelar mais detalhes, principalmente nos casos que cursam com complicações ou persistem sem melhora. Saiba mais sobre este exame.

Ultrassom: a ultrassonografia pode ser utilizada para detectar líquido no espaço pleural, que se localiza ao redor dos pulmões, bem como para guiar procedimentos que visam a retirada do mesmo. Saiba mais sobre este exame.

Prevenção

A prevenção da gripe e alguns tipos de pneumonia envolve a imunização por vacinas, principalmente nos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, portadores de doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas, doenças renais, diabéticos, além de portadores de doenças que causem baixa imunidade.

Para pessoas fora destes grupos, alguns cuidados também ajudam a evitar estas doenças:

– Evitar aglomerações em locais fechados e mal ventilados;

– Evitar mudanças bruscas de temperatura;

– Evitar contato com fumaça de cigarro;

– Manter uma alimentação saudável e realizar atividades físicas para aumentar a imunidade;

– Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão e álcool gel.