Comunicado: Mamografia e vacinação para covid-19

O rastreamento e detecção precoce de câncer de mama salva vidas. Seguimos acreditando na mamografia como um excelente e importante método diagnóstico e em seu uso como aliado fundamental no cuidado da saúde da mulher.

Em 26 de abril de 2021, a Comissão Nacional de Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), juntamente com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), publicou uma recomendação para pacientes que receberam recentemente a vacina para covid-19.

Dados de estudos científicos demonstraram que algumas vacinas utilizadas contra a covid-19 (SARS-CoV-2) podem causar como reação aumento dos linfonodos axilares. Durante a mamografia, a axila e estes linfonodos são examinados, podendo gerar um fator de confusão ao médico que analisa o exame e desconhece o fato da vacinação recente, já que outras doenças como câncer de mama também podem levar ao aumento dos linfonodos.

Esta recomendação tem por objetivo reduzir falsos diagnósticos.

Uma vez incluída nos questionários a informação vacinal, acreditamos que este fator confusional está controlado.

Muito pior do que esta dificuldade técnica tem sido os atrasos nos diagnósticos de câncer de mama em decorrência da pandemia. Estando ciente do status vacinal do paciente, o radiologista terá plena condição de interpretar os achados do exame corretamente.

Vale salientar ainda que não há risco algum ao paciente ou aumento dos casos de câncer de mama em pacientes que tomam a vacina e realizam a mamografia.

Atenciosamente e à disposição,

Equipe Ecomax