Como saber se a falta de ar é um sintoma de covid-19?

Sentir falta de ar é um sintoma de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Além deste sinal, tosse seca, perda de paladar e febre também podem indicar a presença do vírus. No entanto, sentir falta de ar também pode estar associado a outros quadros clínicos que nem sempre têm relação com o vírus.

Cada pessoa irá manifestar a infecção pelo coronavírus de forma diferente. Há aquelas que parecem ter contraído apenas um resfriado comum, enquanto outras sofrem um severo comprometimento dos pulmões, que pode ter consequências fatais. O que difere um caso do outro tem relação com a carga viral recebida, o estado de saúde geral da pessoa, a idade e a existência de outras doenças crônicas que a pessoa já possua.

A falta de ar é considerada um sintoma grave de covid-19, pois indica que a infecção já está agindo nos pulmões. Mas além dela, também são sintomas da doença:

– Dor de cabeça;
– Perda de olfato;
– Perda de apetite;
– Tosse;
– Febre;
– Rouquidão;
– Dor de garganta;
– Dor no peito;
– Fadiga;
– Confusão mental;
– Dores musculares;
– Falta de ar;
– Diarreia;
– Desconforto abdominal.

Além destes, os sinais podem mudar de acordo com as mutações do vírus. Existem relatos que relacionam a infecção pela variante Delta a sintomas como coriza e espirros, que antes não costumavam ser associados à covid-19.

Quando a falta de ar é um sintoma de covid-19 e quando não é

A falta de ar causada pelo novo coronavírus pode ocorrer de forma progressiva ou repentina. Ela pode se manifestar após pequenos esforços ou até mesmo em repouso. Se isso ocorrer é preciso ficar atento, pois quando percebida a falta de ar, ou seja, quando a pessoa não consegue respirar confortavelmente, os níveis de saturação de oxigênio podem cair para menos de 90%.

A falta de oxigênio no corpo é grave, pois pode privar o cérebro de ser oxigenado, causando confusão mental e letargia. Em casos mais graves, quando os níveis caem para 80% ou menos, outros órgãos e tecidos do corpo podem ser comprometidos.

Devido à pandemia, recomenda-se que a pessoa que sentir falta de ar, associada ou não a outros sintomas de covid-19, busque atendimento médico para realizar um teste e ser tratado adequadamente. Porém, a falta de ar também pode indicar outros quadros clínicos, como:

– Asma;
– Crise de ansiedade;
– Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);
– Sedentarismo;
– Doenças respiratórias;
– Doenças cardiovasculares;
– Pneumonia;
– Bronquite;
– Reação alérgica;
– Embolia pulmonar.

Alguns exames de imagem que podem auxiliar no diagnóstico dos quadros de falta de ar são a radiografia de tórax e tomografia computadorizada.

A má oxigenação das células do nosso corpo pode desencadear graves problemas de saúde. Portanto, se sentir este sintoma, busque o atendimento médico e evite contato com outras pessoas até ter certeza do seu diagnóstico. Desta forma você cuida de si e dos outros.

Leia também: Conheça a relação entre a Covid-19 e doenças cardiovasculares