Para a avaliação interna e externa do cólon (intestino grosso) e do reto, a Ecomax disponibiliza aos seus pacientes o moderno exame de colonoscopia virtual ou também chamada colonografia.
Trata-se de um método de diagnóstico não invasivo, realizado por meio de tomografia computadorizada. Através deste exame o radiologista consegue enxergar as paredes do intestino por dentro e por fora, bem como possíveis alterações ou doenças manifestas nele. O estudo tem como objetivo detectar e avaliar lesões como pólipos intestinais, divertículos e câncer colorretal, entre outras doenças.
Por meio do aparelho de tomografia computadorizada, são adquiridas imagens da região abdominal e pélvica, após o cólon ser insuflado com ar. As imagens são processadas por um software específico que produz imagens 2D e 3D, permitindo uma navegação por “dentro do intestino”.
Preparação para o exame
Como a área estudada é o intestino grosso, é necessário seguir algumas orientações antes mesmo do dia do exame, para que o segmento intestinal esteja limpo. No dia anterior à colonoscopia virtual o paciente precisa:
– Fazer uma dieta específica conforme recomendação médica, evitando alimentos gordurosos e com muitos resíduos;
– Tomar laxante e contraste, conforme indicados pelo médico;
– Caminhadas podem auxiliar na peristalse do intestino, contribuindo para uma limpeza mais eficaz;
– Beber bastante água também contribui para a limpeza do intestino.
Como a colonoscopia virtual é realizada?
Antes do posicionamento do paciente para o exame é administrada uma medicação endovenosa com o objetivo de diminuir os movimentos involuntários do intestino. Em seguida, já com o paciente deitado na mesa do equipamento, é colocada uma sonda fina no reto para insuflar o cólon com ar.
As imagens são adquiridas pelo técnico em radiologia em duas etapas: primeiro o paciente fica de barriga para cima, com os braços elevados ao nível da cabeça (decúbito dorsal); em seguida, de barriga para baixo (decúbito ventral). Cada posição dura apenas poucos segundos para a captação de imagens e, durante este tempo, o paciente deve ficar sem respirar para garantir a qualidade da imagem.
Principais benefícios da colonoscopia virtual
– Trata-se de uma técnica segura, em que os riscos de complicações são praticamente nulos;
– Gera poucos sintomas de desconforto ao paciente, já que a sonda não percorre o intestino e é introduzida pouca quantidade de gás para distender o intestino;
– Pode ser realizada em pacientes que não podem tomar anestesia e que têm síndrome do cólon irritável;
– Por não utilizar anestesia, o paciente pode voltar as suas atividades normalmente após o exame;
– Também permite diagnosticar alterações nos órgãos próximos ao intestino, como fígado, pâncreas, vesícula biliar, baço, bexiga, próstata e útero.
Em todos os procedimentos, a Ecomax busca proporcionar o máximo de conforto e segurança para seus pacientes.