Estudo investiga acurácia da Tomografia Computadorizada no diagnóstico de Covid-19

Um estudo publicado pela Revista Radiologia Brasileira investigou a acurácia do exame de tomografia computadorizada no diagnóstico de Covid-19. Intitulada Acurácia da TC de tórax no diagnóstico de infecção por SARS-CoV-2: experiência inicial em um centro oncológico, a pesquisa foi realizada em 91 pacientes com suspeita de infecção por SARS-Cov-2.

Para a realização do estudo, foram comparados resultados de exames de tomografia computadorizada de tórax com os resultados dos testes de PCR em pacientes sintomáticos atendidos no hospital e com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Os dois exames foram realizados no mesmo dia.

A análise levou em consideração dois critérios: 1) foram consideradas positivas para TC apenas as TCs que apresentavam achados já descritos como típicos. Neste critério foi verificada uma alta especificidade do teste e uma taxa mais baixa de resultados falso-positivos; e 2) foram considerados positivos para Covid-19 os exames de TC que apresentavam achados típicos ou indeterminados. No segundo cenário foi observada uma alta sensibilidade da tomografia e uma taxa baixa de resultados falso-negativos.

Tomografia Computadorizada não substitui diagnóstico mas auxilia na triagem

Diante da escassez dos testes de PCR no Brasil e no mundo, o estudo é importante pois indica que a tomografia computadorizada pode auxiliar na triagem dos pacientes sintomáticos. O resultado do exame separa estes pacientes em dois grupos de alta e de baixa chance de infecção pelo novo coronavírus. Isto pode influenciar em decisões que precisam ser tomadas antes de sair o resultado do PCR, como a recomendação de quarentena ou de internação.

Apesar de não ter a acurácia necessária para o diagnóstico da Covid-19, pois não identifica a presença do vírus, o estudo indica que o exame de tomografia computadorizada tem desempenho suficiente para auxiliar na triagem, indicando quem tem mais probabilidade de estar com a doença. Isso auxilia as equipes médicas e o poder público na destinação de recursos antes mesmo que saia o resultado definitivo de PCR – principalmente quando falamos de uma doença com maiores chances de recuperação se tratada com rapidez.

Mais detalhes sobre o estudo estão disponíveis no site do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Leia também: Aquilion One Genesis Edition: Mais tecnologia nos exames de tomografia computadorizada