Dor nos ombros: Conheça uma das principais causas e como protegê-los

São inegáveis os benefícios das atividades físicas para a saúde: aumentam a imunidade, o bem-estar, a disposição para o dia a dia, além de ajudar a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, prevenindo o desenvolvimento de doenças associadas ao sedentarismo. No entanto, realizá-las sem os cuidados necessários pode causar lesões, como as que provocam dor nos ombros.

As queixas deste tipo de dor costumam partir de pessoas que praticam musculação ou outras modalidades em que há uma sobrecarga da articulação dos ombros sem que ela esteja preparada para suportá-la. Isso ocorre principalmente em quem pratica as atividades sem a orientação e supervisão adequadas de um profissional da área.

O excesso de peso sobre os ombros pode provocar a inflamação dos tendões e da bursa – uma bolsa líquida que reduz o atrito do tendão com o osso. Isso provoca inflamações conhecidas como tendinite e bursite.

Além da musculação, outros esportes também têm grande associação com queixas de dor nos ombros: esportes de arremesso, artes marciais, tênis e ciclismo. Mas os esportes não são a única causa: quedas, acidentes automobilísticos e atividades laborais repetitivas também estão muito relacionadas ao desgaste dos tendões e lesões crônicas na região.

Principais tipos de lesões e patologias que causam dores nos ombros

Luxação no ombro: ocorre quando a cabeça do úmero sai da sua posição correta. Isso pode estar relacionado a uma hiperextensão ou a uma ruptura dos ligamentos. Em alguns casos esta luxação pode se tornar crônica, fazendo com que o ombro se desloque ao mínimo movimento.

Lesão no manguito rotator: são lesões ocorridas num conjunto de tendões e músculos que rodeiam a articulação do ombro. Podem ocorrer por lesões nos tendões, repetição constante de movimentos, envelhecimento ou por ruptura causada por trauma. Neste caso, além da dor, pode haver falta de força e diminuição da mobilidade.

Artrite: é uma inflamação da articulação. Ela pode ocorrer isolada ou associada a artrite em outras articulações do corpo e ter diferentes causas: autoimune, pós-trauma, infecção ou em outras doenças sistêmicas. Além das dores, o paciente pode sentir a articulação inchada e com rigidez.

Bursite: estas bolsas de líquido garantem maior mobilidade à articulação dos ombros, mas também podem inflamar, causando a bursite. Este processo inflamatório normalmente surge pela repetição de movimentos, causando dor e limitação do movimento.

Artrose: com maior incidência a partir dos 65 anos, a artrose é uma patologia que faz o paciente perder os movimentos progressivamente por causa da dor. A artrose ocorre quando as cartilagens que protegem as articulações estão desgastadas, expondo os ossos ao atrito no movimento, e provocando dano irreversível nos mesmos.

Capsulite adesiva: também conhecida como síndrome do ombro congelado, a capsulite adesiva se caracteriza pela rigidez e dor na articulação do ombro.

Diagnóstico de dor nos ombros

Para descobrir a causa das dores nos ombros é imprescindível realizar a consulta com o médico. Além do exame clínico e investigação do histórico do paciente, ele poderá solicitar exames de imagem para definir o diagnóstico. Exames como o raio-X, o ultrassom e a ressonância magnética são indicados para confirmar o diagnóstico e detalhar o grau e a extensão do comprometimento da articulação.

Como cuidar da saúde dos ombros

Embora existam causas para as dores nos ombros associadas ao envelhecimento e a doenças sistêmicas, boa parte das lesões nestas articulações pode ser evitada seguindo estas simples dicas:

– Pratique atividade física sempre com a orientação de um profissional qualificado, cuidando especialmente com musculação e alongamentos;
– Cuide com o excesso de peso nos ombros, seja no treino ou no dia a dia;
– Se sentir dores nos ombros, busque um médico. Jamais se automedique.

Leia também: A saúde do idoso: Promovendo qualidade de vida