O que é radiologia e sua importância no diagnóstico médico

Radiologia

A radiologia é a especialidade médica que, como o nome diz, utiliza radiações para realizar diagnósticos e até mesmo o tratamento de algumas doenças. O médico desta área é o radiologista que, após formado em medicina, ainda realiza residência médica nesta especialidade, com duração de 3 a 6 anos. Nos últimos anos a especialidade passou a ser conhecida como radiologia e diagnóstico por imagem, em virtude dos outros exames e diagnósticos que abrange e que não necessariamente fazem o uso da radiação, como é o caso de exames de ultrassonografia e ressonância magnética.

Quem descobriu a possibilidade de explorar as imagens formadas pela radiação foi o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, que deu nome à técnica batizada por ele de raios X no final do século 19. Mais de 100 anos se passaram e a radiologia expandiu suas possibilidades para diagnóstico e tratamento com técnicas ainda mais avançadas, como a tomografia computadorizada e a mamografia, por exemplo.

Graças às técnicas de diagnóstico por imagem hoje é possível avaliar com grande detalhamento e precisão condições clínicas que antes não eram descobertas ou que precisavam ser investigadas de forma mais invasiva, com cirurgias exploratórias, por exemplo. Ela permite diagnosticar e dimensionar fraturas de ossos, lesões musculares, tumores, doenças neurológias, entre outras possibilidades.

A radiologia e o diagnóstico em imagens

Conheça abaixo alguns dos mais modernos exames de imagem realizados pela Ecomax:

Ressonância magnética: trata-se de um dos mais completos métodos de diagnóstico por imagem. Nela é possível produzir imagens bidimensionais e tridimensionais que são úteis no estudo de diversas partes do corpo, como cérebro e medula, mamas, músculos e ossos, abdome, coluna vertebral, cabeça e pescoço e sistema cardiovascular. A ressonância é um método indolor, não invasivo e sem a utilização de radiação ionizante.

Tomografia computadorizada: uma das possibilidades mais engenhosas da radiologia, a tomografia computadorizada multislice permite examinar grandes extensões do corpo de forma rápida e confortável para o paciente. Graças à produção de imagens 3D de alta resolução é possível avaliar de forma detalhada qualquer região do corpo em todos os planos.

Mamografia: este exame é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama, detectando possíveis lesões, tumores ou até mesmo diferenciar estes tipos de inflamações nas mamas. Com o diagnóstico precoce, pode ser iniciado o tratamento, aumentando significativamente as chances de cura da doença.

Ultrassom: também conhecido por ecografia, as imagens são formadas por meio de ondas sonoras emitidas pelo aparelho em tempo real, o que permite avaliar órgãos de forma dinâmica e observar movimentos do bebê em casos de gravidez. Ele também é útil para orientar intervenções, como biópsias e terapias invasivas. Em funções específicas como o Doppler, permite avaliar a circulação do sangue; e com o 3D e 4D permite visualizar imagens tridimensionais coloridas e em movimento do bebê antes de seu nascimento.

Densitometria óssea: método indicado para a avaliação de densidade mineral óssea e predição de risco de fraturas. Com imagens computadorizadas da coluna lombar e dos Membros, o médico pode definir um tratamento para evitar fraturas e proteger os ossos. É fundamental para o combate à osteoporose.

Raio-X digital: por meio de feixes de raio X que passam pelo corpo do paciente e são processados por computador são geradas imagens que permitem avaliar as estruturas dos tecidos internos, principalmente dos ossos e pulmões. Este exame é fundamental para o diagnóstico de doenças no tórax, abdome, coluna e membros.

A Ecomax conta com uma equipe composta por 25 médicos radiologistas e a mais moderna tecnologia em equipamentos, garantindo maior precisão e segurança nos diagnósticos por imagem.