Nem todas as manifestações do diabetes são iguais. Enquanto o tipo 1 resulta de uma doença crônica hereditária, o tipo 2 ocorre por uma soma de fatores relacionados ao estilo de vida e, portanto, passível de prevenção. Neste post vamos explicar como prevenir diabetes tipo 2.
Em primeiro lugar é preciso entender como se desenvolve esta manifestação da doença. O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina. Isso ocorre principalmente por causa de sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.
Entre os principais sintomas de diabetes tipo 2 podemos destacar:
– Fome frequente;
– Sede constante;
– Formigamento nos pés e mãos;
– Vontade de urinar diversas vezes;
– Infecções frequentes na bexiga, rins e pele;
– Demora na cicatrização de feridas;
– Visão embaçada sem a constatação de problema oftalmológico específico.
Atenção ao pré-diabetes
Em alguns casos, quando há acompanhamento da saúde por meio de consultas médicas e exames periódicos, é possível receber um alerta em relação ao diabetes. O pré-diabetes ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não são elevados o suficiente para caracterizar um quadro de diabetes.
Normalmente o pré-diabetes se manifesta em pessoas obesas, hipertensas ou com alterações nos lipídios. A boa notícia é que este quadro não é uma sentença do desenvolvimento do diabetes, já que é possível reverter o quadro, prevenindo a evolução da doença e suas complicações.
Segundo o Ministério da Saúde, 50% dos pacientes que têm o diagnóstico de pré-diabetes desenvolvem a doença. Entre aqueles que não desenvolvem, os fatores de sucesso envolvem a mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos.
Hábitos para prevenir diabetes tipo 2
Como já mencionamos, o diabetes tipo 2 se desenvolve principalmente por causa de hábitos e estilo de vida, ou seja, é possível preveni-lo com algumas atitudes simples no seu dia a dia, como:
– Consumir diariamente verduras, legumes e pelo menos três porções de frutas;
– Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras;
– Parar de fumar;
– Praticar exercícios físicos regularmente, pelo menos 30 minutos todos os dias;
– Manter o peso controlado.
Além destes cuidados também é importante estar em dia com suas consultas médicas e seus exames preventivos. Conheça o seu histórico familiar para saber se já houve casos de diabetes na família e compartilhe com o seu médico qualquer sinal diferente que o seu corpo manifestar. Um estilo de vida saudável e acompanhamento médico são capazes de prevenir o diabetes tipo 2 até mesmo em quem possui predisposição para a doença.
Leia também: 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes: Conheça um pouco mais