Tire suas dúvidas sobre o uso de contraste em exames de imagem

contraste em exames de imagem

O contraste é um nome genérico atribuído a substâncias que auxiliam na realização de exames de imagem. Estas substâncias são utilizadas para melhorar a diferenciação entre tecidos ou estruturas de composição diferente no corpo, melhorando a interpretação do resultado e garantindo diagnósticos mais precisos.

Dependendo da situação, o contraste pode ser administrado via oral (ingerido), via endovenosa (injetado) ou menos comumente por outras vias, como retal ou através de sondas/cateteres. O contraste é administrado pela via de escolha e chega a determinados tecidos que serão estudados no exame. Após a geração das imagens, a maioria dos tipos de contraste é eliminado pela urina.

A dose utilizada para a realização do exame é determinada pelo médico radiologista e se baseia na indicação do exame, biotipo do paciente, entre outras especificações. Embora exista um consenso da utilização de 1 a 2ml de contraste por quilograma do paciente, a recomendação é de sempre utilizar o mínimo possível da substância.

Tipos de contraste e aplicações

Os contrastes mais comuns na realização de exames são compostos por sulfato de bário, iodo ou gadolínio. Confira abaixo quando cada um deles é utilizado:

Sulfato de bário: normalmente aplicado via oral ou retal, esta substância ajuda a visualizar as estruturas do sistema digestivo, como esôfago, duodeno e intestino. Utilizado principalmente em exames de radiografia digital como esofagograna e nema opaco.

Iodo: pode ser administrado via oral ou venosa, dependendo da sua funcionalidade. Ele costuma ser utilizado em exames do sistema digestivo e órgãos internos como rins, artérias e útero. Utilizado principalmente nos exames de tomografia computadorizada.

Gadolínio: administrado de forma intravenosa, o gadolínio é essencial na detecção de tumores, processos infecciosos e estudo de estruturas vasculares nos exames de ressonância magnética.

Reações adversas

As reações causadas pelo uso de contraste não são predominantemente preocupantes e acontecem na minoria dos casos. Quando ocorrem podem ser mais leves, como prurido e vermelhidão da pele; moderadas como tosse e náuseas; e até severas, como falta de ar e anafilaxia.

A recomendação para pessoas que forem se submeter a um exame com uso de contraste é relatar a ocorrência de qualquer reação ao contraste em exames anteriores, bem como alertar sobre alergias, asma ou problemas renais. Na Ecomax contamos com uma equipe de profissionais que age desde a marcação até a realização e o pós-exame, pronta para garantir o máximo de bem-estar e segurança, protegendo a saúde e a integridade de cada paciente.