Saiba qual a diferença entre radiografia digital e convencional

radiografia digital

O exame de raio-X é o precursor dos exames de imagem. Graças a ele foi possível estudar por dentro alguns segmentos do corpo humano e identificar alguns tipos de lesões sem a necessidade imediata de intervenções cirúrgicas. Com o avanço da tecnologia este tipo de exame evoluiu para a radiografia digital, que é oferecida pela Ecomax. Mas você sabe qual a diferença entre o procedimento convencional para o digital?

Na radiografia convencional as imagens do exame são registradas por meio de um filme, que, em contato com líquidos processadores fazem a “revelação” da imagem, mais ou menos como era o processo de revelação de fotos analógicas.

Já com a radiografia digital o exame conta com mais tecnologia em resolução e Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens, o que agiliza a realização do exame, permite alterações como ajustes de contraste, além de fazer o armazenamento das imagens coletadas. A dinâmica do exame com o paciente segue o mesmo princípio da forma convencional, sendo as principais diferenças na captura e processamento das imagens, que na radiografia digital são feitos em uma placa de circuitos sensíveis à radiação, gerando assim uma imagem digital que é enviada ao computador.

Principais vantagens da radiografia digital

Agilidade: se uma radiografia convencional podia levar minutos para ficar pronta, no exame digital as informações são capturadas e armazenadas em questão de segundos, estando mais rapidamente disponível para a interpretação do médico radiologista.

Resultados mais precisos: no raio-X convencional era necessária uma quantidade exata de radiação. Se ela fosse maior ou menor do que o indicado o resultado poderia ser o de imagens muito ou pouco penetradas, dificultando a identificação das lesões. Além disso, o próprio processo de revelação das imagens poderia interferir no resultado, obrigando o paciente a ser submetido a um novo exame. Com a tecnologia digital, ajustes na imagem podem ser feitos no pós-processamento, sem a necessidade de repetir o exame e diminuindo consequentemente a radiação para o paciente.

Menos danos ao meio-ambiente: sem o processo de revelação do filme, a radiografia digital evita a utilização de substâncias tóxicas que poluem o meio-ambiente. O próprio descarte do filme do raio-X convencional também contribui para a geração de lixo. O armazenamento digital também se mostra como uma vantagem neste quesito, já que não há necessidade de grandes arquivos, de papel e filmes para guardar os exames impressos.

Armazenamento das informações: além de evitar o consumo de papel, as informações levantadas em exames de radiografia digital ficam armazenadas, facilitando a criação do histórico do paciente, a comparação de imagens e o acesso aos laudos por parte do médico e do paciente.