Tudo o que você precisa saber antes de começar a correr

Você está pensando em começar a correr? Esta época do ano é propícia para começar novas atividades e adotar hábitos mais saudáveis, como uma alimentação balanceada, matricular-se na academia e a corrida acaba sendo o esporte de escolha de muitas pessoas. Porém, antes de calçar os tênis é importante tomar alguns cuidados para que o exercício realmente cumpra a sua função de uma vida com mais saúde.

Motivos para correr não faltam: a corrida promove a queima calórica, melhora o fluxo sanguíneo no organismo, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhora o raciocínio e a memória. Além disso, promove a melhoria do condicionamento físico, tornando o corredor mais resistente.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. Apesar de a corrida ser um movimento natural do ser humano, é preciso ter cautela para que ela seja realmente benéfica. Isso porque o impacto das passadas pode causar problemas ortopédicos. Pessoas que já possuam doenças cardíacas também devem tomar cuidado extra com a prática de atividades aeróbicas de alta intensidade.

Por isso, se você definiu como meta começar a correr, seja na rua ou na esteira, aqui estão alguns cuidados fundamentais que devem ser tomados:

1. Consulte-se com profissionais da saúde

As duas especialidades médicas mais aconselhadas antes de iniciar a corrida, assim como qualquer atividade física mais intensa, são o cardiologista e o ortopedista. O primeiro irá analisar como anda a saúde do seu coração, uma vez que atividades intensas como a corrida exigem bastante do nosso sistema cardiovascular. Melhor garantir que ele consiga dar conta do recado.

O ortopedista irá avaliar a qualidade dos músculos e dos ossos, para evitar que você se lesione com a prática. Ele também irá analisar se é necessária alguma adaptação, como perda de gordura e ganho de massa magra.

A consulta e o acompanhamento com um nutricionista podem se fazer necessários para auxiliar na manutenção da massa magra, evitando lesões. Além disso, este profissional irá ajudá-lo a obter os nutrientes necessários para executar a atividade da maneira mais saudável possível.

2. Conte com o acompanhamento de um treinador

Correr parece fácil, mas por ser uma atividade intensa pode causar desgaste no corpo. E é por isso que a orientação e o acompanhamento de um profissional de educação física são tão importantes. Ele poderá lhe ensinar como o movimento deve ser efetuado para proteger a sua musculatura, ossos e articulações.

Além disso, o profissional irá lhe passar um treino adequado à sua condição física, para que você evolua de maneira saudável na prática. Também é importante seguir as orientações quanto a aquecimento e alongamentos, para prevenir lesões e evitar dores.

3. Integre com outras atividades físicas

Tudo bem que a sua vontade seja apenas correr. Porém, mencionamos a importância do preparo físico para evitar desgastes do corpo. É por isso que atletas de alta performance incluem na sua rotina de treino exercícios de musculação, que irão fortalecer a musculatura, contribuindo com os índices de massa magra, dando mais força às pernas e evitando que você sobrecarregue os ossos e as articulações.

Atividades como Pilates e Yoga também podem contribuir e muito com corredores de todos os níveis de experiência. Estas atividades auxiliam na mobilidade do corpo, postura, além de promoverem resistência e melhorarem a flexibilidade, preparando o seu corpo para atividades mais intensas.

4. Respeite os limites do seu corpo

Se você nunca correu, não irá conseguir encarar uma maratona ou uma prova de velocidade de uma hora para outra. Em todos os esportes, é importante estar atento aos seus limites e evoluir progressivamente. Não tenha pressa apenas para acompanhar um colega, o seu corpo precisa se sentir bem com a atividade. Colocar-se no limite o tempo inteiro pode ser prejudicial à saúde e pode fazer com que você desista da prática.

Se durante a corrida você sentir algum tipo de dor ou desconforto que não era normal, é imprescindível que busque ajuda profissional para investigar a causa. Insistir na atividade quando algo não está certo irá apenas piorar o problema, que, se não tratado, pode ser perigoso e impedir que você realize o esporte que tanto gosta.

5. Não se esqueça de outros cuidados durante a corrida

Atividades intensas consomem bastante água do organismo, por isso, carregue a garrafinha de água e mantenha-se hidratado, principalmente em dias mais quentes. Se você é corredor de rua, lembre-se de também aplicar o filtro solar para evitar queimaduras e câncer de pele. Se as temperaturas estiverem muito elevadas, talvez seja melhor adiar a corrida para um período mais fresco.

Qualquer atividade física pode promover incontáveis benefícios para o organismo. Para garantir que a corrida seja uma prática benéfica, que não sobrecarregue o seu corpo, conte com o preparo e o acompanhamento de profissionais e respeite os limites do seu corpo, contribuindo com a sua saúde e longevidade.

Leia também: Como a atividade física ajuda a aliviar dores nas articulações