Tudo o que você precisa saber sobre hipertensão pulmonar

A hipertensão pulmonar é uma doença caracterizada pela elevação da pressão arterial nos pulmões, como o próprio nome sugere. Apesar de ser rara, ela pode atingir qualquer pessoa, sendo mais observada em mulheres entre 20 e 40 anos.

Esta doença é caracterizada por uma série de fatores que dificultam o fluxo sanguíneo no sistema vascular dos pulmões. Em uma pessoa saudável, a artéria pulmonar transporta o sangue com pouco oxigênio do lado direito do coração até os pulmões. Nestes órgãos, o gás carbônico é substituído pelo oxigênio, fazendo com que este sangue agora circule até o lado esquerdo do coração e seja distribuído para todo o corpo.

Em pessoas com hipertensão pulmonar há alterações nos vasos pulmonares que prejudicam o fluxo sanguíneo nestes órgãos. Com esta dificuldade, o lado direito do coração é obrigado a fazer mais força para bombear o sangue, elevando a pressão arterial dos pulmões. Ao longo do tempo o lado direito do coração ficará sobrecarregado, causando a dilatação do órgão e levando à insuficiência cardíaca direita. É importante destacar que a hipertensão arterial não tem relação com a medida da pressão arterial que se costuma realizar em exames de rotina.

As causas para a hipertensão pulmonar podem não ser específicas, sendo que casos hereditários respondem por apenas 10% das ocorrências. Quando não se conhece a causa ela é conhecida como hipertensão pulmonar idiopática. Quando ocorre em decorrência de outras condições, é chamada de hipertensão pulmonar associada.

Alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de desenvolver a doença são:

– Doenças como esclerose sistêmica, Aids, doenças cardíacas congênitas, esquistossomose, anemia falciforme e doença de Gaucher;

– Distúrbios pulmonares, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose pulmonar, sarcoidose e granulomatose;

– Distúrbios cardíacos;

– Quadros clínicos que diminuem a oferta de oxigênio no organismo, como apneia do sono;

– Doenças relacionadas à formação de coágulos no sangue, como trombose venosa profunda e embolia pulmonar;

– Alguns medicamentos, principalmente inibidores de apetite;

– Toxinas como anfetamina e cocaína.

Sintomas e diagnóstico da hipertensão pulmonar

A hipertensão pulmonar é uma doença silenciosa, que geralmente só apresenta sintomas quando o lado direito do coração já está sobrecarregado e o quadro clínico já se encontra mais avançado. Entre os principais sintomas destacam-se:

– Fadiga;

– Dificuldade para respirar;

– Dores no peito;

– Vertigem;

– Tontura ao realizar esforço físico;

– Desmaios.

Além de não apresentar sintomas evidentes em estágios iniciais, a hipertensão pulmonar também é uma doença difícil de diagnosticar, pois seus sintomas são comuns a outros quadros clínicos. Alguns exames que podem ser solicitados pelo médico em caso de suspeita são o teste de função pulmonar, exame de perfusão-ventilação, ecocardiograma e alguns exames de sangue.

Para validar o diagnóstico, os exames de imagem são bem importantes, pois permitem visualizar o estado dos pulmões e do coração. Dependendo do caso, pode ser recomendado o raio-X de tórax ou até uma tomografia computadorizada.

Como manter a saúde do coração e dos pulmões em dia

A hipertensão pulmonar nem sempre possui uma causa específica, o que dificulta uma prevenção mais certeira. No entanto, como ela pode estar associada a outras doenças, principalmente cardiovasculares e pulmonares, manter o seu organismo saudável é sempre uma boa maneira de afastar estes quadros clínicos.

Alguns cuidados principais:

– Manter uma alimentação equilibrada, evitado o consumo excessivo de sal e gorduras prejudiciais;

– Evitar o consumo de bebida alcoólica;

– Não fumar;

– Realizar atividades físicas de acordo com as suas possibilidades físicas, sem sobrecarregar o seu sistema cardiorrespiratório.

Além de todas estas dicas, consulte-se regularmente com o seu médico e realize os exames de rotina indicados por ele. Conte com a Ecomax para realizar os seus exames de imagem com segurança e conforto.

Leia também: Doenças cardíacas em mulheres: Elas também precisam cuidar da saúde do coração