Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata

câncer de próstata

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância do diagnóstico do câncer de próstata, mas você sabe que órgão é esse? Como a doença surge? Quem ela acomete?

Em primeiro lugar é importante saber que a próstata é uma glândula presente apenas no homem, responsável pela produção de parte do líquido seminal, que, junto com os espermatozoides, compõe o sêmen. Está localizada abaixo da bexiga, à frente do reto e envolve um segmento da uretra, estrutura pela qual eliminamos a urina proveniente da bexiga.

O câncer de próstata ocorre quando há uma multiplicação desordenada das células da próstata, culminando em tumor maligno que pode acometer apenas a glândula ou se estender local ou sistemicamente, que é o caso das metástases.

Como fator dificultante ao diagnóstico, a doença não costuma apresentar sintomas na fase inicial, o que torna tão importante a realização de exames rotineiros para rastreamento. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura.

Epidemiologia

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. É considerado um câncer da “terceira idade”, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem após os 65 anos.

Atualmente vem se observando um aumento no número de casos no nosso país, provavelmente pela melhora evolutiva dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida da população. A estimativa do Inca para o ano de 2018 é de 68.220 novos casos.

Sintomas

Nas fases iniciais este tipo de câncer não costuma gerar sintomas. Em tumores mais avançados, quando eles aparecem, são semelhantes aos que ocorrem em outras doenças benignas que também cursam com o aumento da próstata, como dificuldade para urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Sangramento na urina também pode estar presente. Em quadros mais avançados, em que há disseminação da doença para outros locais (metástases), são mais frequentes sintomas urinários e dor óssea.

Fatores de risco

Estudos mostram que a existência de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

Pesquisas atuais também apontam que há maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

Diagnóstico precoce do câncer de próstata

Assim como a maioria dos tipos de câncer, não há uma forma 100% eficaz de se prevenir em relação à doença. No entanto, há mais de 90% de chances de cura do câncer de próstata quando ele é detectado em estágios iniciais.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a apresentar sintomas durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Recomenda-se que homens a partir dos 50 anos realizem exames preventivos.

Os principais métodos utilizados para detectar a presença do câncer de próstata são:

PSA: realizado por meio de exame de sangue, o PSA é o antígeno prostático específico. Quando o PSA é aumentado, há chances de o paciente ter câncer de próstata.

Toque retal: por meio de um exame de palpação digital, o médico busca por anormalidades na próstata, como seu endurecimento ou nódulos. Trata-se de um exame indolor e que dura poucos segundos.

Exames de imagem: para rastreamento, investigação ou com o intuito de confirmar um diagnóstico são realizados exames de imagem. A ultrassonografia transretal e/ou ressonância magnética são os exames mais utilizados para detecção dos tumores. A biópsia guiada, por sua vez, retira pequenos fragmentos da próstata e o tecido prostático retirado é então enviado a um laboratório de patologia para análise das células.