Câncer infantil: A importância do diagnóstico precoce

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano cerca de 9 mil casos de câncer infantil são registrados no Brasil. O número sobe para 12.500 se forem considerados adolescentes. Dentre os tipos mais frequentes, destacam-se a leucemia, que afeta os glóbulos brancos, e os linfomas, que são tumores no sistema linfático.

Possíveis sintomas de câncer infantil

Por ser uma doença mais comum em pessoas mais velhas, muitos pais nem imaginam que os filhos possam ter câncer. Isso faz com que a prevenção, através de consultas regulares com o médico pediatra seja tão importante. Também é essencial estar atento aos mínimos sinais de alteração no organismo ou humor da criança, principalmente se houver:

– Palidez inexplicada;
– Dores nos ossos, principalmente nas pernas, com ou sem inchaço;
– Febres ou suores constantes ou prolongados;
– Distúrbios visuais e reflexos nos olhos;
– Emagrecimento não explicado;
– Inchaço da barriga;
– Manchas roxas pelo corpo, que não estejam relacionados a traumas (quedas e batidas, por exemplo);
– Aumento dos gânglios linfáticos;
– Dores de cabeça acompanhadas de vômito;
– Fraqueza constante.

A importância do diagnóstico precoce

As chances de cura chegam a 80% quando o câncer infantil é detectado no início. Um dos principais fatores para o sucesso do tratamento neste estágio é o fato de a criança ainda estar com o organismo mais resistente, em melhores condições nutricionais. Além disso, no início as células ainda não se multiplicaram tanto, afetando menos órgãos e de forma menos grave.

Muitos exames de imagem podem auxiliar no diagnóstico de câncer infantil, dependendo o tipo e do órgão acometido. Entre eles, destacam-se a ressonância magnética, a tomografia computadorizada, a ultrassonografia ou mesmo um simples raio-X.

A Ecomax disponibiliza todos estes exames e conta com alguns ambientes humanizados, pensados especialmente para as crianças. Contamos também com equipe de anestesistas quando se torna necessária a sedação para a realização de algum exame.