A osteoporose é uma doença caracterizada pela redução da densidade nos ossos, deixando-os mais suscetíveis a fraturas. Trata-se da principal causa de fraturas na população acima dos 50 anos de idade. Na maioria dos casos, ela é uma consequência do envelhecimento, principalmente associado a um estilo de vida que não seja saudável.
O principal grupo de risco para a osteoporose é formado por mulheres a partir dos 40 anos ou na menopausa, mas os homens também devem se preocupar com esta condição metabólica, principalmente se não cultivarem hábitos saudáveis ou tiverem histórico familiar de osteoporose.
Alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença são:
– Histórico familiar com casos de osteoporose;
– Pessoas de pele branca, baixas e magras;
– Deficiência na produção de hormônios;
– Tomar medicamentos à base de cortisona, heparina e que atuem no tratamento da epilepsia;
– Apresentar deficiência de cálcio e vitamina D;
– Não se expor à luz do sol;
– Passar por período longo de imobilização ou repouso;
– Sedentarismo;
– Má alimentação, pobre em nutrientes;
– Tabagismo;
– Consumir álcool;
– Alguns tipos de câncer;
– Pacientes com doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.
Por se tratar de fatores de risco associados a sua continuidade, quanto mais cedo a mudança do estilo de vida para hábitos saudáveis, melhor para a prevenção da osteoporose. A doença vem apresentando aumento no número de casos, principalmente pelo envelhecimento da população, aumentando a proporção de idosos.
Sintomas e diagnóstico de osteoporose
Por se tratar de uma doença silenciosa, os primeiros sinais da osteoporose podem começar a se manifestar quando a condição já se encontra em fase avançada. Podem ocorrer fraturas espontâneas de ossos que já se encontrem em estado poroso e, portanto, enfraquecidos.
Algumas das lesões mais comuns associadas à osteoporose envolvem fraturas nas vértebras por compressão, no colo do fêmur e nas costelas. As fraturas das vértebras podem levar a problemas de coluna e à diminuição da estatura da pessoa. Dores sentidas por pacientes com osteoporose estão associados aos locais onde houve fratura ou desgaste ósseo.
A melhor forma de detectar a osteoporose antes que ela comece a demonstrar os sintomas é por meio do exame de densitometria óssea, realizado pela Ecomax.
Evitar esta doença é um projeto que envolve a vida inteira e que também auxilia a prevenir outras patologias. Manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, além de realizar atividades físicas regularmente, ainda é a melhor forma de fortalecer os ossos e manter a osteoporose longe.
Leia também: A saúde do idoso: Promovendo qualidade de vida