A importância dos exames de imagem no pré-natal

A gestação é um momento especial para a mamãe e para o bebê. Para que tudo ocorra de maneira segura e saudável, os exames de imagem no pré-natal devem ser realizados conforme a orientação médica, observando diferentes aspectos em cada etapa da gravidez. Muito mais do que descobrir o sexo da criança, estes exames permitem acompanhar o tamanho, o desenvolvimento de órgãos e sistemas corporais e, assim, contribuem para um acompanhamento mais seguro desta fase tão bonita que é a gestação.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que a gestante se consulte com o médico pelo menos seis vezes durante a gravidez e a da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de oito visitas. Porém, a recomendação da maioria dos profissionais será de um número bem maior de consultas e exames, tudo isso para garantir que mãe e filho estejam bem e saudáveis.

Durante os nove meses em que se forma uma nova vida, o médico obstetra irá solicitar diferentes tipos de exame, que podem ser físicos, laboratoriais e de imagem. A cada consulta também é realizada uma avaliação geral da gestação, medindo a pressão arterial, verificando o peso da gestante, aferindo a altura do útero e da circunferência abdominal e ouvindo os batimentos cardíacos do feto.

Cada trimestre da gestação irá exigir exames específicos. Em casos de gravidez de risco ou dependendo de cada paciente, podem ser solicitados exames complementares, para garantir o bem-estar e a saúde da mamãe e do bebê.

Exames de imagem no pré-natal: O que observar em cada etapa

O exame de imagem mais comum durante a gestação é o ultrassom. Com a vantagem de não utilizar radiação na captação de imagens, ele pode ter diferentes objetivos, dependendo da fase da gestação. A ultrassonografia permite identificar malformações, doenças congênitas, problemas de crescimento entre diversas outras condições.

Veja a seguir como cada um deles contribui com o pré-natal:

Ultrassom transvaginal de primeiro trimestre: geralmente realizado entre a 5ª e a 10ª semana de gestação, é o primeiro exame de imagem realizado durante a gestação. Ele confirma a existência e a quantidade de embriões no saco gestacional, calcula o tempo da gravidez, define se o embrião está dentro do útero e até mesmo prevê a data do parto. Quando realizado após a 6ª semana, é possível ouvir os batimentos cardíacos do embrião.

Ultrassom morfológico do primeiro trimestre: este exame é realizado entre a 11ª e a 14ª semana de gestação. É nele que é avaliada a transluscência nucal, que consiste em averiguar a espessura de um fluido entre a pele e a nuca do bebê. Esta informação é importante para analisar as chances de a criança nascer com algum tipo de anomalia, como a Síndrome de Down. Outras estruturas como a formação do osso nasal também podem contribuir com essa estimativa de risco. Anomalias estruturais no cérebro, coração e abdome também já podem ser diagnosticadas.

Ultrassom transvaginal de segundo trimestre: nesta etapa, o exame visa a avaliar o comprimento do colo do útero para avaliar riscos e prevenir um parto prematuro.

Ultrassom morfológico de segundo trimestre: é um dos exames mais aguardados pelos pais, pois consiste na avaliação mais completa da formação fetal. Realizado entre a 20ª e a 24ª semana de gestação, esta ultrassonografia é importante para avaliar toda a anatomia do feto, incluindo órgãos internos como cérebro e coração, anatomia de superfície (lábios, orelhas), o crescimento fetal, a posição da placenta e a quantidade de líquido amniótico.

Ultrassom 3D e 4D: este complemento do ultrassom tradicional permite ver o rosto do bebê com maior detalhamento. Geralmente realizado no início do terceiro trimestre, com o bebê já bem formado e adequado volume de líquido e espaço no útero.

Perfil biofísico do bebê: realizado após a 28ª semana, este ultrassom avalia os movimentos do bebê e a quantidade de líquido amniótico. Caso o médico observe alguma alteração, é possível que o bebê esteja passando por algum problema e precise de um parto precoce.

Ultrassom do terceiro trimestre: realizado entre a 34ª e a 37ª semana de gestação, este ultrassom acompanha o tamanho, o peso e a posição do feto. Também avalia a maturidade da placenta e a quantidade de líquido amniótico para garantir que tudo esteja se encaminhando bem para o momento do parto. O médico também pode solicitar exame com doppler, que, baseado nos fluxos de sangue materno-fetais, permita avaliar o bem-estar do bebê e atestar a adequada oxigenação do feto.

A Ecomax sabe da importância deste momento para mãe, filho e para toda a família. Por isso, investe em equipamentos de ponta e principalmente em um time de profissionais especializados para a avaliação de imagens fetais.

Leia também: A importância do médico obstetra na formação da vida