Conheça os exames de imagem cardíacos da Ecomax

exames de imagem cardíacos

Cuidar da saúde do coração é essencial não apenas para a garantia da vida, mas também para a qualidade dela. Além de manter hábitos saudáveis, é essencial manter um acompanhamento sobre a saúde cardíaca, principalmente se a pessoa apresentar fatores de risco, como histórico familiar de doenças cardiovasculares, obesidade, além de realizar exercícios de alta intensidade ou tiver mais de 40 anos. Neste Dia Mundial do Coração comentamos a importância dos exames de imagem cardíacos.

A Ecomax sabe da importância do diagnóstico completo e preciso em qualquer área da medicina, inclusive na cardiologia. Por isso, no nosso quadro clínico contamos com um médico cardiologista especializado em imagem cardíaca. Ele acompanha realização e lauda os exames cardíacos realizados pela Ecomax, assegurando assim, uma investigação mais completa e especializada da situação de cada paciente.

A tecnologia dos exames de imagem cardíacos diminui a necessidade de intervenções, que são mais invasivas, como o cateterismo diagnóstico. Além disso, auxiliam na triagem de pacientes de risco, mas com poucos sintomas.

Exames de imagem cardíacos realizados pela Ecomax

Para auxiliar no diagnóstico cardiológico de forma não invasiva, a Ecomax disponibiliza os seguintes exames:

Ressonância magnética cardíaca: com alta resolução espacial e temporal e sem utilizar radiação, este exame fornece informações cruciais para a tomada de decisão do médico cardiologista na hora do diagnóstico e da indicação de tratamento. Excelente na avaliação pós-infarto, ajuda na determinação da viabilidade cardíaca. Tem indicação também na pesquisa de isquemias, avaliação de doenças congênitas, metabólicas, bem como outras cardiomiopatias e doenças do pericárdio.

Saiba mais sobre o exame de ressonância magnética.

Angiotomografia: por meio da tomografia computadorizada, este exame é um dos principais para detectar doenças obstrutivas de artérias coronárias. Além disso, avalia outros vasos sanguíneos como a aorta, detectando segmentos doentes, áreas estreitamentos, dilatações e aneurismas.

Tomografia computadorizada de coração – Score de cálcio: este exame é utilizado na avaliação do score de cálcio coronariano, ou seja, ele avalia a presença de cálcio nas artérias do coração. O exame é importante pois a presença do cálcio é um forte indício de obstruções que podem levar a doenças cardiovasculares e causar infarto.

Saiba mais sobre o exame de tomografia computadorizada.