Exames de imagem em crianças

exames de imagem em crianças

Se tem algo que sempre está na cabeça dos pais é a saúde dos seus filhos. Por isso, sempre que surge alguma condição que leve o médico a solicitar um exame de imagem, seja ele um simples raio-X ou uma ressonância magnética, por exemplo, é comum que os adultos tenham muitas dúvidas quanto ao procedimento. Para esclarecer o tema, respondemos a algumas das principais dúvidas sobre os exames de imagem em crianças. Confira:

É seguro realizar raio-X e tomografia computadorizada em crianças?

Por utilizarem radiação, os exames de raio-X e tomografia computadorizada são solicitados com cautela em crianças, mas não são contraindicados. A orientação é de solicitar tais exames somente em casos de real necessidade, evitando exposição desnecessária. Uma vez solicitado o exame, os técnicos em radiologia e médicos radiologistas seguem o princípio Alara (As Low As Reasonably Achievable), que significa “tão baixo quanto razoavelmente exequível”. Também chamado de princípio de otimização, ele pressupõe exames realizados com a menor dose possível, baseando-se nas características do indivíduo em questão, neste caso, na criança.

Que outros exames podem ser realizados?

Exames de ultrassom, por exemplo, são os mais indicados para avaliação de dores abdominais, descartando doenças como apendicite, por exemplo, ou investigando a fundo as causas de infecções urinárias. Estes são realizadas de maneira dinâmica e em tempo real pelo médico radiologista, com a presença dos pais ao lado da criança. É um exame rápido, não necessitando de sedação, indolor e que não utiliza radiação.

Em que situações a ressonância magnética é utilizada em crianças?

Há uma vasta variedade de condições que podem ser investigadas por meio da ressonância magnética, tanto em adultos como em crianças. Vale salientar que a ressonância não utiliza radiação e é indolor, porém, por ser um exame mais demorado (20-40 minutos em média) e exigir que o paciente permaneça imóvel, na maioria das vezes é feita com sedação/anestesia. É bastante utilizada para investigar patologias relacionadas ao sistema nervoso central (cérebro) ou alguma alteração abdominal demonstrada em exame de ultrassom, entre outras.

Há alguma recomendação específica para os pais em relação aos exames?

Muitas vezes diante de algum acidente com a criança, os pais, assustados, insistem na realização de um exame de raio-X por exemplo, mas este é um tema que deve ser conversado com o médico, que irá avaliar a verdadeira necessidade do exame primeiramente examinando a criança.  A radiografia nem sempre é o exame mais indicado e, se for solicitada, deve ser feita focada apenas na área com alteração suspeita, após exame médico. Outra questão importante é preparar a criança para o momento do exame, explicando que o mesmo será para avaliar o “dodói”, “ajudar a melhorar” e que não provoca dor. Evitando assustar a criança e utilizar expressões como: “se você não obedecer” ou “se não ficar parado o médico vai te dar um pic” ou uma “injeção”.

Em todos os exames de imagem realizados em nossas unidades, os pais podem ficar ao lado dos filhos durante os procedimentos/exames. A Ecomax atua há mais de 20 anos na área de diagnóstico por imagem e trabalha de acordo com os princípios de otimizações de doses, sempre atenta a questões que envolvam a saúde e bem-estar dos nossos pacientes.