Histerossalpingografia e a investigação da infertilidade feminina

histerossalpingografia

Um dos exames de imagem disponibilizados pela Ecomax para a investigação da infertilidade feminina é a histerossalpingografia (HSG). Trata-se de um exame ginecológico que utiliza raio-X com contraste para verificar possíveis anomalias nas trompas e na cavidade uterina. O procedimento é simples, rápido e com mínimas possibilidades de complicações.

Por permitir a visualização da anatomia do sistema reprodutor feminino, a HSG normalmente é solicitada pelo médico ginecologista quando a mulher tem dificuldade em engravidar. Algumas das situações identificáveis pelo exame são:

Alterações do útero:

– Má-formação uterina;

– Pólipos (crescimento excessivo de células nas paredes do útero);

– Miomas (tumores benignos);

– Adenomiose (crescimento do tecido do endométrio dentro do músculo do útero);

– Útero uni ou bicorno;

– Útero didelfo;

– Sinéquias uterinas (aderências e cicatrizes).

Alterações das tubas uterinas:

– Hidrossalpinge (acúmulo de líquido dentro das tubas uterinas);

– Obstrução das trompas relacionadas a infecções, inflamações ou aderências;

– Fechamento e reabertura das trompas em procedimento de esterilização.

Uma das causas que pode estar associada à infertilidade é a endometriose. Embora o exame não consiga diagnosticá-la especificamente, ele pode apontar sinais da existência da doença.

Como e quando deve ser feita a histerossalpingografia

A indicação é de que o exame seja realizado uma semana após a menstruação e antes da ovulação, do 6º ao 12º dia do ciclo menstrual. Para pacientes que não ovulam a HSG pode ser feita em qualquer período do ciclo.

A histerossalpingografia não pode ser realizada por pacientes grávidas, já que o contraste poderia causar abortamento, por isso, há a necessidade de comprovação negativa com o teste de gravidez antes do exame.

A dinâmica do exame é parecida com a dos demais exames ginecológicos, em que a paciente se deita de barriga pra cima, com as pernas abertas e joelhos dobrados. O médico radiologista realiza um rápido exame da região perineal e vulva para inserir um espéculo vaginal, que irá manter aberta a entrada da vagina e permitir a visualização do colo uterino. Em seguida, é inserido um cateter fino, através do orifício do colo uterino por onde será injetada uma pequena quantidade de contraste. O contraste irá inundar o útero e as tubas uterinas, até chegar à cavidade abdominal, próximo dos ovários. Pelo caminho, ao preencher estas estruturas, irá demonstrar a anatomia e possíveis anormalidade relacionadas a estes órgãos (útero e tubas uterinas).

O procedimento dura entre 20 e 30 minutos e o médico poderá solicitar que a paciente troque de posição para mover o líquido do contraste a lugares específicos que precisam ser investigados. Após o exame, o cateter é removido e a paciente recebe alta.

As técnicas de histerossalpingografia evoluíram para se tornar menos invasivas e dolorosas, mas algumas pacientes relatam desconfortos similares a cólicas menstruais durante o exame.

Preparo para a histerossalpingografia

Para garantir a eficácia do exame são passadas algumas orientações à paciente antes da

realização do exame:

– Tomar uma dose de medicação antiespasmódica (ex.: Buscopan) uma hora antes do exame para reduzir a possibilidade de cólicas fortes;

– Esvaziar a bexiga antes do procedimento;

– Informar ao médico sobre a possibilidade da paciente estar grávida;

– Informar ao médico sobre a utilização de qualquer medicamento por parte da paciente;

– Relatar se há existência ou suspeita de alguma doença inflamatória ou doença sexualmente transmissível (DST), como clamídia ou gonorreia;

– Alertar se a paciente é alérgica ao contraste iodado;

– Remover qualquer metal do corpo antes do exame, como brincos e piercings;

– Evitar relações sexuais nos dias que precedem o exame.

No momento do agendamento, a nossa equipe irá passar todas as orientações referentes ao exame. Se você tiver alguma dúvida quanto ao procedimento, fique à vontade para perguntar à equipe da Ecomax tanto no momento do agendamento como no do atendimento. Buscamos sempre oferecer o máximo de conforto e segurança possível em todos os nossos procedimentos e exames.