Principais dúvidas sobre a realização de exames de imagem

exames de imagem

Quando o assunto é realizar exames de imagem é muito comum ter dúvidas, que podem ser referentes ao agendamento, convênios ou ao procedimento em si. Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas que recebemos na Ecomax:

Posso agendar um exame diretamente, sem passar pelo médico?

Não. Na Ecomax só são realizados exames de imagem com a requisição do médico, especificando o tipo de exame e a região a ser estudada. Esta solicitação é regulamentada por meio da Lei nº12.842/13.

A Ecomax também faz consultas médicas?

Não, a Ecomax é especializada em diagnóstico por imagem. Em todas as unidades são realizados exames e procedimentos que já tenham sido solicitados pelo médico do paciente.

Quais exames a Ecomax realiza?

Ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia digital, ultrassom, densitometria óssea, biópsias e raio-X. Para saber em que unidades cada um deles é realizado, acesse: https://bit.ly/2khaEmJ

A Ecomax aceita convênios?

Em todas as suas unidades a Ecomax atende por uma ampla lista de convênios. Para quais convênios atendidos, acesse o site e selecione a cidade onde deseja realizar o exame: https://bit.ly/2KNpGeT

Quanto custam os exames?

Valores e formas de pagamento são informados somente por meio da Central de Atendimento, nos telefones: Blumenau – (47) 3331-4844, Brusque – (47) 3355-5115 e Florianópolis – (48) 3324-0110.

É preciso ficar em jejum?

Cada exame tem uma recomendação diferente. No momento do agendamento serão passadas orientações quanto a jejum e com quanto tempo de antecedência é necessário chegar na Ecomax, por exemplo. Se você tiver qualquer dúvida quanto ao exame, fique à vontade para perguntar no momento do agendamento ou do atendimento na Ecomax.

Há algum tipo de restrição para a realização de exames?

Dependendo do exame, algumas pessoas não podem realizá-lo. Confira abaixo quais são:

Ressonância magnética: não podem realizar o exame pessoas com marca-passo; com algumas marcas de clipes de aneurisma cerebral, implante coclear e neuroestimuladores; com projétil de arma de fogo ou outros fragmentos metálicos, dependendo da localização no corpo; que tenham elevado grau de insuficiência renal, quando houver contraste.

Tomografia computadorizada: caso o exame precise de contraste, é importante que o paciente informe se possui alguma alergia a iodo ou a frutos do mar. Atualmente os contrastes não iônicos utilizados nas unidades da Ecomax têm baixíssimo potencial alérgico.

Qual a duração de um exame de ressonância magnética?

De 20 a 40 minutos, dependendo da área examinada.

É possível interromper o exame de ressonância magnética caso a pessoa se sinta angustiada?

Sim. Por ser um exame demorado, realizado em um aparelho em forma de túnel (porém aberto nas extremidades) e o equipamento produzir ruído, algumas pessoas podem sentir desconforto durante uma ressonância magnética. Na Ecomax buscamos promover o máximo de conforto e tranquilidade e o paciente é monitorado durante todo o exame. Haverá contato visual e auditivo através de um aparelho de comunicação interna e o paciente também tem uma campainha à mão, que ele pode acionar sempre que sentir necessidade. Para este exame também é permitido que o paciente leve um acompanhante para se sentir mais à vontade.

Em que casos é necessário ter um acompanhante?

Pacientes menores de idade devem sempre estar acompanhados de um responsável maior de idade. Também é necessário ir acompanhado quando for realizado algum procedimento na clínica, como biópsias, punção, artroRM e exames com anestesia. Pacientes que se sintam desconfortáveis para o exame de ressonância magnética também podem levar acompanhante, inclusive durante a realização do exame.

Foi solicitado jejum mas estou tomando medicamentos. O que faço?

Não deixe de tomar as suas medicações, mesmo se precisar estar em jejum para o exame. Tome os remédios com uma pequena quantidade de água.

Caso você tenha qualquer outra dúvida quanto à realização de exames, entre em contato com a Ecomax por meio da nossa central de atendimento nos telefones: Blumenau – (47) 3331-4844, Brusque – (47) 3355-5115 e Florianópolis – (48) 3324-0110.