Como é a formação do médico radiologista

médico radiologista

A Radiologia é a especialidade médica que estuda órgãos e estruturas do corpo humano por meio de imagens, algumas delas formadas a partir do uso da radiação. Ao longo dos últimos anos, a especialidade passou a se chamar “Radiologia e diagnóstico por imagem” ou “Imaginologia” porque a formação de imagem passou a contar com outras tecnologias, sem necessariamente a utilização dos raios-X.

Para se tornar um médico radiologista é necessário, em primeiro lugar, concluir os seis anos da faculdade de Medicina. Após esta formação, o médico prestará um concurso para residência médica em Radiologia. No Brasil esta formação dura inicialmente três anos e permite que o médico radiologista em formação esteja ambientado às diferentes modalidades de diagnósticos de imagem. Na sequência são opcionais os estudos específicos nas subespecialidades da área, geralmente dispostos em mais um ou dois anos de formação.

A Ecomax auxilia na formação médica, oferecendo aperfeiçoamento de radiologistas em subespecialidades após terem concluído os três primeiros anos de residência.

Atuação do médico radiologista

Os exames de diagnóstico por imagem compreendem: ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio-X, ultrassom, mamografia, densitometria óssea, entre outros. Além de realizar os procedimentos, cabe ao médico radiologista interpretar as imagens geradas por eles e orientar o médico que solicitou o diagnóstico quanto às descobertas. Com o diagnóstico em mãos, o médico poderá orientar quanto ao tratamento mais adequado ao paciente.

Como um exemplo, temos o exame de ressonância magnética, que pode gerar mais de 2 mil imagens, tornando inquestionável a responsabilidade e o papel do médico radiologista. Ele saberá identificar as anomalias apresentadas nas imagens, além de informar o estágio de uma eventual lesão ou doença.

Com o suporte de uma equipe técnica, a Ecomax possui um corpo médico formado por 25 médicos radiologistas. A presença destes profissionais confere muito mais segurança e confiabilidade aos exames produzidos, contribuindo com o diagnóstico preciso e a saúde dos pacientes.

Veja também: O que é radiologia e sua importância no diagnóstico médico